Você sabia que é importante manter a higiene bucal dos bebês mesmo antes dos dentinhos nascerem?

04/10/2019

Você sabia que é importante manter a higiene bucal dos bebês mesmo antes dos dentinhos nascerem?

Você sabia que é importante manter a higiene bucal dos bebês mesmo antes dos dentinhos nascerem?

Os cuidados com a limpeza devem continuar com os dentes de leite para evitar a chamada cárie de mamadeira, e para que os dentes permanentes cresçam saudáveis.

Antes da higiene bucal efetivamente iniciar-se, devemos estimular as gengivas do bebê, mesmo que não tenha dentes ainda. Essa primeira fase visa, além da higiene, criar um bom relacionamento com o bebê. Será um treinamento que vai habituá-lo com objetos ( dedeira, escova, gaze umedecida em água) sendo introduzidos em sua boca num clima de proximidade e carinho.

Na fase de aleitamento, é preciso remover restos de leite no canto dos lábios e sobre a língua, uma vez ao dia. A língua é responsável pela auto limpeza da boquinha. As bactérias que provocam cárie e doenças gengivais só entrarão em ação após a erupção dos dentes, através da contaminação pelos adultos e outras crianças.

O bebê recém nascido se alimenta com muita freqüência, mas não precisamos fazer sua higiene  bucal  toda vez. Devemos  nos programar para passar  gaze ou fralda umedecida  uma vez ao dia, com água fervida. O tecido deve ser passado, em forma de estimulação suave pelo céu da boca, língua e debaixo da mesma.

O gel dental sem flúor deve ser usado em crianças que não sabem cuspir, após a erupção dos dentes.

A partir do nascimento dos dentinhos, é importante a utilização de uma escova com cerdas macias, próximas umas das outras, no tamanho adequado para a idade.

A troca da escova, depende do quanto a criança morde a  mesma durante a escovação e do fato de você permitir que ela fique brincando com a mesma.

Em média, ela deve ser trocada uma vez ao mês, se usada devidamente pelos responsáveis.