Semana Mundial do Aleitamento Materno

03/08/2020

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Amamentar é o modo mais saudável de se iniciar a alimentação infantil. A Galzerano promove e apoia o aleitamento materno, sempre considerando aspectos emocionais, cultura familiar e as redes de apoio à mulher.

Entre os dias 1º e 7 de agosto, ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020. Na próxima quarta-feira, dia 5 de agosto, a Galzerano promove um bate papo sobre o assunto. A jornalista Gabriela Bertoli, a Gabi, apresentadora oficial dos produtos Galzerano, fará uma live no perfil @galzeranobebe, no Instagram, a partir das 20h30, com a Dra. Soraia Drago Menconi, médica pediatra neonatologista e coordenadora da Unidade Neonatal da Santa Casa de Limeira.

Gabi é mãe de 2 filhos e criadora do canal “De Mãe para Mães com Gabi”. Ela traz em seu canal, tanto no Instagram quanto no YouTube, orientações de especialistas sobre a saúde física e emocional de pais e filhos. Dra. Soraia preside o Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável em Limeira e coordena, no dia a dia, uma ala que cuida e protege recém-nascidos no hospital.

Há muitos assuntos importantes sobre o tema. Os benefícios do aleitamento, como ele evita infecções, reduz riscos de alergias, obesidade, o vínculo afetivo entre mãe e filho, a conscientização das famílias. Tudo será abordado nessa live. Programe-se: dia 05/08, às 20h30, no Instagram @galzeranobebe.

E no dia 7 de agosto, a Galzerano publica em suas redes sociais um bate-papo que Gabi fez com três mães em fase de amamentação. Elas contarão a incrível experiência de alimentar e proteger seus filhos por meio de alimentação. Um papo gostoso de acompanhar e educativo às famílias.

PROTEÇÃO

O leite humano possui muitos fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. Segundo o Ministério da Saúde, amamentar é a mais sábia estratégia de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança. “É a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê”.

É muito mais do que nutrir a criança. Amamentar envolve interação entre mãe e filho, que repercute na nutrição da criança, na habilidade dela se defender de infecções, no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Traz benefícios à sua saúde no longo prazo, além de beneficiar a saúde física e emocional da própria mãe.

A OMS, com apoio do Ministério da Saúde, recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. No segundo ano de vida, o leite materno é importante fonte de nutrientes. Estima-se que dois copos (500 mL) de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia.

Neste ano, o tema será “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”, definido pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA).