Chegou a vez dos homens mostrarem que se cuidam

12/11/2020

Chegou a vez dos homens mostrarem que se cuidam

Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata! Neste mês, a Galzerano cuidou dos seus colaboradores homens, com mais de 45 anos oferecendo gratuitamente o exame de sangue PSA. Este exame serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições como a hiperplasia prostática benigna e prostatite. A empresa Labcenter foi contratada para colher o exame. Os colaboradores elogiaram a ação especialmente pela comodidade em realizar o exame na própria empresa. “Facilita muito já colher o exame aqui”, disse Leonicio Martins. Já Clovis Vieira, de 48 anos afirmou que desde que completou 44 anos faz o exame de sangue. “É preciso se cuidar”, completa.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A próstata é uma glândula do homem que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Por isso, é fundamental a conscientização sobre o exame.

Como prevenir?

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Outros hábitos saudáveis são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
-Ter uma alimentação saudável
-Manter o peso corporal adequado
-Praticar atividade física
-Não fumar
-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
-dificuldade de urinar
-demora em começar e terminar de urinar
-sangue na urina
-diminuição do jato de urina
-necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

Exames

A detecção precoce do câncer encontra o tumor em fase inicial e, assim, aumenta a chance de tratamento. Ela pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Segundo o Ministério da Saúde, o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.