A gerente que comanda nossa área industrial

04/03/2021

A gerente que comanda nossa área industrial

Atuar em ambientes de trabalho onde a maioria são homens é um desafio constante, que exige muita resiliência e aprendizado. Renata Duarte, nossa gerente industrial, sabe muito bem dessa experiência. Hoje, ela administra aproximadamente 310 funcionários, sendo os homens a maioria – 200.

E começou bem antes. Já na faculdade de engenharia elétrica, as mulheres eram minoria. E era assim quando trabalhou com engenharia e qualidade antes de chegar na área industrial. “As mulheres eram criadas para o setor administrativo e os homens para a área de exatas. Fui o oposto, sempre gostei de exatas”, conta.

As barreiras foram derrubadas uma a uma. Nem mesmo a maternidade – foram três gestações – a impediu de continuar trabalhando. E ela conta que há lugares em que a disparidade entre homem e mulher é maior. “Na China, onde estive a trabalho, o preconceito é pior ainda. No Brasil, hoje, já reduziu bastante”, conta.

Saber ouvir, ter sensibilidade e muita observação são habilidades que levam as mulheres a superar as barreiras criadas em ambientes masculinos. Mas ela nos traz uma outra lição, que sempre ajudou-a: “O segredo é ver todos, homens e mulheres, do mesmo jeito, sem diferenças. Todos são capazes de desenvolverem profissionalmente”.