A comunicação com gestos e sinais

Comunicação com gestos
07/07/2021

A comunicação com gestos e sinais

Um desafio a mais a ser superado na inclusão dos deficientes auditivos agora nesta pandemia é justamente o uso de máscara, que impede a leitura orofacial por parte dessas pessoas. Com a deficiência na audição, outros sentidos ficam mais estimulados, caso da visão e com isso são mais sensíveis à interpretação facial, especialmente pelo olhar.
Com a ajuda da intérprete de libras Irene Castilho, nossas colaboradoras da tapeçaria Tereza Ramalho de Souza, Zildete Quesada e Jacira da Silva Souza contaram que hoje em dia já se habituaram com o dia-a-dia no trabalho mas que no começo não conseguir entender e se fazer entendido foi bem difícil mesmo entre elas, portadoras da mesma deficiência.
José Ednaldo de Barros e Cícero Félix da Silva (montagem) , contam que em família a comunicação é mais fácil e que, assistir televisão é o passatempo preferido, especialmente quando os programas contam com legendas.
Rodney Amâncio da Silva (pintura) se casou com uma deficiente auditiva e o casal possui uma filha de 6 anos que é ouvinte. Como educar uma criança ouvinte possuindo deficiência auditiva? Através de muito amor que afinal de contas, é a linguagem universal não verbalizada.