Bebê não deve dormir na cama com os pais. Entenda as razões

28/02/2021

Bebê não deve dormir na cama com os pais. Entenda as razões

A chegada do filho é um momento de alegria para toda a família e nós entendemos a vontade dos pais de ficar sempre pertinho do bebê. Mas, na hora de dormir, os bebês não devem ficar na cama, nem ao lado nem no meio do papai e da mamãe. Vamos entender as razões?
 
O principal fator é a segurança. Sem grades de proteção, o bebê pode cair da cama e, em meio a almofadas e cobertores, pode ficar sem respirar. Sem contar os movimentos involuntários dos pais durante o sono que podem atingir a criança sem que isso seja notado.
 
Não é preciso ser radical. É importante que bebês recém-nascidos não fiquem na cama dos pais, mas é fundamental que eles fiquem no mesmo quarto. Isso reforça o vínculo afetivo entre os papais e as crianças, facilita a amamentação materna noturna e dá mais tranquilidade aos pais.
 
Para evitar os riscos e fortalecer estes laços, a recomendação é a de que bebês de até 6 meses durmam em um berço colocado pertinho da cama dos pais. Os berços co-leitos, também fabricados pela Galzerano, são produtos que permitem essa aproximação – mesmo deitada, a mamãe tem acesso direto ao bebê, sem chances para lesões e sufocamentos.
 
Dessa forma, não há risco para o bebê e os pais ficam mais tranquilos. E tem coisa melhor do que ver o bebê protegido e dormindo ao nosso ladinho?